As cidades que vivem entre as nuvens são bem menos populosas que a cidade boliviana. Isso está ligado ao fato de que os humanos não conseguem viver em áreas localizadas em altitudes superiores a 5.400 metros acima do mar. Lá em cima, o que falta não é espaço, mas sim oxigênio. Alpinistas treinados podem até conseguir se virar bem em altitudes de 6 mil metros, mas quando a altura sobe para 7 mil metros, a coisa muda: o ar rarefeito faz com que subir uma pequena encosta vire uma missão heróica, e o cansaço atinge níveis extremos com muito mais facilidade devido à falta de oxigênio.
Para quem não é fã de esportes radicais mas quer se aventurar nas alturas, contamos um pouco mais sobre as 5 cidades mais altas do mundo:
1. La Rinconada (Peru)
Altitude: 5.100 metros
Apesar de ter uma população com mais de 50.000 pessoas, a infra-estrutura da cidade está bem abaixo até mesmo dos padrões normais peruanos. Originalmente fundada como uma operação de mineração de ouro remoto e temporária, os planejadores da cidade não pensaram para uma população desse tamanho. Foi também temporária, sem projetos para infra-estrutura permanente ou serviços da cidade.
La Rinconada não tem encanamento, saneamento ou serviços de aquecimento, e o chão está fortemente contaminado com mercúrio das operações de mineração. A cidade foi construída, e continua a se expandir, a esmo em uma geleira permanentemente congelado.
La Rinconada é acessível apenas por caminhões, a viagem de vários dias feita através traiçoeiras estradas de montanha sinuosas.
Altitude: 5.019 metros
Situada na província de Qinghai, na China, Wenquan está localizada às margens da National Highway 105, estrada que leva ao Tibet. A pequena cidade de população reduzida aparece no Guinness Livro dos Recordes como a cidade mais alta do mundo – mas seu título foi colocado em xeque depois que a altitude superior da cidade peruana foi destacada pela National Geographic.
Bônus: A sexta e a sétima cidades mais altas do mundo também estão na China. Pagri, cidade fria em que os termômetros não costumam ultrapassar a marca dos 19ºC ao longo de todo ano, está localizada em uma altitude de 4.600 metros. Já a pequena Tanggulashan, também conhecida como Tanggula Town e lar de pouco mais de mil habitantes, está 4.534 metros acima do nível do mar.
3. El Aguilar (Argentina)
Altitude: 4.895 metros
Se for visitar esta cidade é bom levar um casaco: em El Aguilar, município situado ao norte da província de Jujuy, na Argentina, as temperaturas podem cair até a -30ºC. A região, habitada por apenas 3.655 pessoas, segundo dados do governo argentino, é marcada pela atividade mineradora.
.
4. Colquechaca (Bolívia)
Altitude: 4.692 metros
Menos de 2 mil pessoas moram no município localizada na província de Chayanta, perto de Potosí. A cidade de Colquechaca é a mais alta da Bolívia e a maior parte de sua população é descendente dos indígenas que falam a língua quíchua.
5. Ukdungle (Índia)
Altitude: 4.659 metros
Para chegar até Ukdungle basta seguir a trilha que tem início na vila de Chepzi – mas se prepare para uma subida íngreme. A cidade da Índia está localizada perto da Cordilheira do Himalaia (a mais alta cadeia montanhosa do mundo) e, de lá, é possível visitar o Observatório Hanle, que oferece visão privilegiada das alturas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para comentar,mas lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos felizmente não podemos publicar.