domingo, 23 de dezembro de 2012
Os casos dos mortos que continuam "curtindo" no Facebook
Você já viu atualizações de amigos seus curtindo marcas no Facebook e, depois, ao perguntar para eles, viu que eles nem estavam sabendo do caso? Ou pior - tem algum contato 'falecido' no Facebook que curtiu alguma página após a sua morte? Pois é, essas situações denunciam o esquema dos 'likes' falsos na rede social.
Toda essa história gira ao redor dos posts promovidos que é possível fazer por lá. Recentemente, o Facebook passou a receber dinheiro de empresas ou usuários que querem que mais pessoas vejam seus posts e curtam sua página. Ao receber o dinheiro, o Facebook passa a exibir anúncios promovidos em timelines e na coluna direita do site. Só que pessoas que não clicaram nesses anúncios - e até gente morta - passaram a curtir essas marcas. Como isso acontece?
A explicação do Facebook para os likes de pessoas mortas é que isso pode acontecer quando uma conta não é 'memorialized', bloqueada por algum membro da família e que contenha indicações de que aquela pessoa já faleceu. O Facebook, então, entendendo que a pessoa ainda está viva, passa a repetir likes que ela teria dado no passado como informação fresca. "Fulano curtiu Página X" aparece como uma mensagem recente na timeline das pessoas que seguem o Fulano, embora ele já esteja morto.
É, literalmente, uma reciclagem de informação velha.
Mas e os likes falsos de pessoas vivas, que confirmam que não curtiram determinada marca?
De acordo com o Facebook, a única explicação possível é que essas pessoas tenham apertado 'curtir' em cima de um anúncio por acidente e não tenham percebido o que houve. Plausível em casos isolados, mas esses acidentes parecem acontecer com uma frequencia muito alta. Então as marcas estariam fazendo isso? Seria um programa específico que foge do controle do Facebook? Ou o próprio Facebook seria o responsável? Fica o mistério.
revistagalileu.globo.com/
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