domingo, 6 de novembro de 2011

Exercício ajuda a driblar enxaqueca

Séries que variam braço e perna são ideais, porque fazem o sangue fluir e não se concentrar numa área

A enxaqueca atacou? Nada de se trancar no quarto com travesseiro na cabeça, se entupir de remédios e esperar passar. As dores intensas podem ser tratadas com simples exercícios físicos.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Cefaleia, Marcelo Ciciarelli, o exercício libera uma série de hormônios capazes de amenizar a dor. "Deve-se tomar cuidado apenas para realizar os exercícios corretos. Senão, pode piorar ainda mais a dor."

De acordo com o personal trainer Bruno Viguini, o ideal é evitar atividades que se concentrem na parte superior do tórax. "Séries que variem braço e perna são ideais para o caso, porque fazem o sangue fluir e não se concentrar em uma só área. Um trabalho eficaz de alongamento com controle respiratório também faz com que o sangue leve mais oxigenio e retire as toxinas do cérebro", afirma.

E se for estresse do trabalho? "Trabalhe a musculatura do pescoço, local onde se concentra muita tensão", explica Viguini.


A famosa tensão pré-menstrual (TPM) também é uma grande vilã quando o assunto é dor de cabeça. Nesse casos, o recomendável são atividades cardiovascular intensas. Corrida, bicicleta e aulas de circuito são os exercícios mais indicados.

A jornalista Ana Carolina Passos sofre de dores de cabeça com frequência. "Às vezes é resultado de estresse no trabalho. Mesmo não tendo problema de visão acho que forço muito a vista. Ficar o dia todo na frente do computador também não ajuda", diz.

Ana é aluna de Bruno e conta que tenta ir à academia quatro vezes por semana. Quando a dor ataca, ela avisa ao personal. "Falo que estou com dor de cabeça e ele muda a minha rotina de exercícios. Quando termino a dor foi embora", garante.

O exercício certo para cada sintoma

Enxaqueca:
Exercícios que possibilitam a vascularização do sangue, evitando trabalhar a parte superior do tórax. Alternância de exercícios de braço e perna são recomendados.

Estresse:
Exercícios que trabalhem do ombro à base da nuca, como pilates, alongamento, ioga e até dança. Ginástica laboral antes, durante ou depois do expediente de trabalho também é bem-vinda.

TPM:
Intensas atividades cardiovasculares, como corrida, spinning e aulas em circuitos.

Emagrecimento:
Musculação de alta intensidade é indicada para dores causadas por perda de peso.

Rafael Braz (A Gazeta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar,mas lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos felizmente não podemos publicar.