domingo, 12 de agosto de 2012

Celulite. Dicas para se livrar disso

Celulite é uma das maiores preocupações para as mulheres. Um dia você tem coxas lisas, firmes - e, em seguida, do nada, celulite.

O QUE É A CELULITE?
A celulite é o resultado de tecido adiposo irregular debaixo da superfície da pele que provoca o aparecimento de covinhas nas coxas, nádegas, quadris e abdômen. E se você tem, você não está sozinha. Quase 90 por cento das mulheres e meninas desenvolvem celulite, geralmente começando em torno de 14 anos e aumentando lentamente com a idade.

O QUE CAUSA A CELULITE?
Enquanto a celulite é hereditária, principalmente, outros fatores poderiam contribuir para o aparecimento da celulite incluem:

Uma dieta pobre
Tensão
Estresse
Fumar
Falta de exercício
Ingestão insuficiente de água
Celulite não é uma condição médica grave, no entanto, muitas mulheres podem se tornar auto-consciente sobre as zonas afetadas quando vestindo shorts, saias ou trajes de banho.




A celulite é um termo utilizado mundialmente para se referir a um quadro clínico que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, está presente em praticamente 100% das mulheres em alguma fase da vida. Nas áreas afetadas, há fibras que ligam a superfície aos tecidos mais profundos, que repuxam a pele para baixo, causando o temido aspecto acolchoado. "O diagnóstico correto possibilita a associação de tratamentos mais eficazes. Mas o sucesso está, sobretudo, na conscientização de que é necessária manutenção no longo prazo", ressalta a dermatologista Andrea Godoy.
2. Use sal com moderação
O sal contém sódio, responsável pela retenção de água no organismo e inchaço das células. "Pelo mesmo motivo, evite molho inglês e de soja (shoyu), bem como alimentos embutidos, pré-cozidos e defumados" recomenda a nutricionista Paula Carvalho, que sugere o uso de ervas para temperar. "Além de realçarem o sabor das receitas, a salsinha, a cebolinha, o alecrim e o tomilho, por exemplo, são aliados para prevenir doenças no estômago e ativar a digestão".
3. Mantenha o organismo hidratado
Grande parte das toxinas é expulsa do organismo por meio da urina e do suor. Se não houver hidratação suficiente, esse processo fica comprometido. "Água, chás e sucos contribuem para a diluição do sódio facilitando sua eliminação. Três litros por dia são suficientes", diz a médica inglesa Elisabeth Dancey, em The Cellulite Solution ("A Solução para a Celulite").
4. Movimente-se
Essencial na mudança da composição corporal, os exercícios físicos devem ser adequados às reais necessidades de cada um. "Para combater a celulite, é necessário que o percentual de gordura diminua com atividades aeróbicas (corrida, bicicleta, natação, hidroginástica) e a massa muscular aumente através do treino de força. Com isso, a musculatura cresce e estende a pele que está na superfície, garantindo a ela um aspecto mais firme e uniforme", ensina o personal trainer Daniel Mussi, que ainda alerta: nada de se acomodar. "A regularidade garante resultados satisfatórios bem como que os mesmos não se percam ao longo do tempo".
5. Aposte na drenagem linfática
A finalidade da drenagem é coletar os líquidos presos entre as células e conduzi-los aos vasos capilares para que sejam eliminados. "Trata-se de uma terapia que ajuda o sistema linfático a trabalhar melhor - ou seja, filtra o excesso de líquido e de toxinas que ficaram retidos nos tecidos, devolvendo-o ao sistema circulatório", explica a fisioterapeuta Maria Luiza Abraão. Na prática, com esse processo funcionando a todo o vapor, é possível diminuir o inchaço, melhorar a circulação e, consequentemente, a aparência da pele.
6. Invista em cosméticos
Sozinhos, os cremes não fazem milagres, pois tem uma capacidade limitada de alterar a estrutura do tecido gorduroso. Quando associados a outros tratamentos, são coadjuvantes poderosos. A dermatologista Beatriz Gonçalves afirma que, em geral, as formulações apresentam agem na quebra das células de gordura e no auxílio da drenagem linfática e da circulação. "Também deixam a pele mais firme, hidratada e macia", contou. Portanto, olho no rótulo. Os especialistas ouvidos pela reportagem apontam alguns ativos eficazes: cafeína, retinol, ginkgo biloba, centella-asiática,xantoxilina, floridzina e pilosella.
7. Promova a automassagem
Usar cremes adequados é fundamental, não apenas pelo efeito cosmético, mas também pelo mecânico: aplicá-los com vigor gera uma melhor circulação que facilita a penetração do produto.
8. Inclua alimentos funcionais no cardápio
Priorize comidinhas que reparam, hidratam e revitalizam a pele. "Proteínas, frutas, legumes, verduras e carboidratos ricos em fibras compõem uma dieta antioxidante que ajuda a eliminar toxinas e, dessa forma, impedem que os radicais livres fragilizem os tecidos" resume Andrea Godoy. O ideal é incluir diariamente pelo menos dois desses grupos de alimentos no prato.
9. Estimule a circulação
Durante o banho, alterne água quente e água fria durante alguns minutos. Com o auxílio de uma esponja grossa, faça movimentos circulares. Uma vez por semana, inclua nesse ritual um esfoliante, pois remove as células-mortas, facilitando a penetração dos ativos dos cosméticos.
10. Beba chá
"Aliadas a bons hábitos, as plantas medicinais ajudam o corpo a se livrar das toxinas. Combinar até três tipos na hora do preparo potencializa os benefícios", garante a médica nutróloga Camila Bueno,que explica as propriedades de algumas delas: a carqueja tem efeito diurético e diminui os níveis de açúcar no sangue; o chá-verde estimula a digestão e facilita a queima de gordura; o gengibre prolonga saciedade e acelera o metabolismo; a sete-sangrias é levemente laxativa; a cavalinha tem poder desintoxicante; a hamamélis tem ação anti-inflamatória; a castanha-da-índia melhora a permeabilidade dos vasos, diminuindo o inchaço. Para garantir os efeitos terapêuticos, coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar apague para, então, acrescentar a erva. Acrescente a erva (2 colheres de sopa para 1 litro de água) e abafe por 5 minutos. ''do Yahoo!''


10 alimentos que combatem a celulite

Abacate - Conforme envelhecemos, nossa pele afina e perde a felixibilidade, o que aumenta o efeito e a visibilidade da celulite. Além de fazer maravilhas para a pele, o abacate contém ácidos graxos monoinsaturados (as famosas “gorduras saudáveis”), que ajudam a fortalecer a elasticidade da pele.

Grãos integrais - Os grão possuem muitas fibras, que garantem regularidade nas atividades do corpo. As fibras agilizam o processo de desintoxicação. Comer grãos integrais ainda ajuda a manter o coração saudável e a aumentar a circulação em áreas propensas ao surgimento de celulite.


Banana
 - A banana é uma conhecida fonte de potássio. Poderoso agente anticelulite, o potássio reduz a retenção de água pelo corpo (um dos fatores responsáveis pela celulite) e garante o funcionamento eficiente do sistema linfático na circulação de fluídos e na limpeza de impurezas do corpo.


Mamão - Assim como a banana, o mamão é rico em potássio. Também possui muito betacaroteno, bom para a prevenção de lesões no tecido corporal.

Frutas vermelhas - As famosas frutas vermelhas, muito comuns em smoothies e sucos, são indicadíssimas para manter a pele firme e evitar o surgimento de celulite. Tente adicionar um pouco de Vitamina C à sua dieta para aumentar o nível de colágeno na sua pele.

Suco de Oxicoco - Apesar de ainda ser pouco conhecido no Brasil, o Oxicoco limpa o sistema linfático e ajuda a eliminar depósitos incovenientes de gordura. Consumi-lo como suco é uma delícia!



Folhas verdes - Folhas verdes e, principalmente, escuras. Espinafre, couve e brócolis são alguns dos exemplos de vegetais com antioxidante luteína, que retém umidade e aumentam a elasticidade da pele. Também são alimentos indicados para desintoxicação e maior circulação.

Peixes - Peixes são ricos em Ômega-3, que fortalece a pele. E mais: o Ômega-3 também reduz inflamações e melhora o funcionamento dos sistemas cardiovascular e linfático. Fora que um peixe grelhado com uma saladinha é sempre uma boa pedida.

Gengibre - Uma das causas para a celulite é a má circulação de sangue e por isso o gengibre, que dinamiza a circulação nos vasos sanguíneos, diminui o efeito da celulite. Além disso, o gengibre também é desintoxicante e fortalece o sistema linfático, aumentando a circulação do fluído linfático. 

Aspargo - O aspargo tem efeito similar ao do gengibre: impulsiona a circulação de sangue pelo corpo. Fora isso, ele também alivia o estresse, já que é rico em ácido fólico (que controla o nível de "irritação"). Como um corpo estressado tende a acumular gorduras, consumir o aspargo é uma ótima maneira de reduzir a terrível celulite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar,mas lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos felizmente não podemos publicar.