sábado, 2 de junho de 2012

O vai-e-vem dos hormônios nos homens e nas mulheres


O vai-e-vem dos hormônios nos homens e nas mulheres
Com eles, as alterações acontecem ao entrar na adolescência e por volta dos 50 anos de idade
A alteração dos hormônios afeta de cara o humor 

Se você pensa que o vai-e-vem dos hormônios afeta só as mulheres, está enganado. Saiba que essa montanha russa também pode atingir os homens. E o humor está na linha de frente.

O humor é regulado por um neurotransmissor chamado serotonina. A substância é liberada no nosso organismo constantemente.

Durante o ciclo menstrual, as mulheres têm alterações justamente na produção dos hormônios e essa mudança vai interferir na serotonina. "Se a serotonina está alta, você está feliz, está alegre, está contente. A mulher, quando cai o nível de serotonina, ela se torna mais deprimida", explica a ginecologista Mara Diegoli, em entrevista ao Jornal Hoje. As mulheres têm essa alteração no humor todo mês.

Já os homens têm essas alterações em duas situações da vida: ao entrar na adolescência e por volta dos 50 anos de idade. "Esses hormônios diminuem, e o homem percebe uma certa depressão, um certo cansaço, um certo desânimo, que, muitas vezes, ele atribui ao excesso de trabalho, problemas financeiros e está ligado aos hormônios", diz Dolores Pardini, endocrinologista.

A obesidade excessiva também pode influenciar na produção dos hormônios que regulam nossas tristezas e alegrias. A boa notícia é que existem tratamentos. "Hoje existem muitos medicamentos que fazem com que a serotonina mantenha-se mais alta ou continue elevada por mais tempo", diz Mara.

Apesar da ação do nosso corpo, nada justifica o descontrole emocional.

A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar,mas lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos felizmente não podemos publicar.