domingo, 28 de outubro de 2012

Estômago. Sete alimentos que vão ajudar você a combater a gastrite

Sete alimentos que vão ajudar você a combater a gastrite
Opções sem gorduras e não ácidas auxiliam na recuperação do estômago

Suco verde, laranja lima e goiaba não agridem o estômago e são alguns dos alimentos que  podem ajudar a combater a tão incômoda queimação

Se você sente muita dor na "boca do estômago", acompanhada de azia ou queimação, perda do apetite, náuseas e vômitos, fique atento. A gastrite pode estar te atormentando.

A doença é a inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. Ela é provocada por diferentes fatores, entre eles a alimentação inadequada, uso prolongado de anti-inflamatórios, consumo de bebidas alcoólicas e presença de bactérias no estômago.

E a regra número 1 para combater a gastrite é controlar como e o que se come. "Quem tem gastrite deve evitar alimentos ácidos e que contém cafeína, para naõ irritar a parede do estômago", explica a nutricionista Rayanne Pimentel.

Então, passe longe de frutas ácidas, como   laranja, abacaxi e limão. Há alguns alimentos que, uma vez digeridos, trarão sensação de queimação na certa. Por isso, evite também frituras, alimentos gordurosos e com condimentos fortes, bem como doces e chocolates.

A nutricionista explica ainda que quem tem gastrite não deve ficar muito tempo sem comer, para o estômago não liberar seus ácidos - que agravam o problema. Mas o estômago também sofre quando a gente o sobrecarrega demais, seja com um tipo de alimento, seja com a quantidade de comida. Experimente fazer refeições menores mais vezes ao dia.


Aliados no combate à doença

Frutas não ácidas 
Laranja lima, banana, maçã, pêra, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago

Biscoitos
Biscoitos de água e sal ou maisena (nada de bolachas recheadas, pois são muito gordurosas) pode entrar no cardápio

Suco de Aloe Vera 
O suco de aloe vera, conhecida como babosa, tem poder cicatrizante e  contribui na cura da ferida estomacal

Biomassa de banana verde 
Ao ingerir a biomassa, os lactobacilos permanecem vivos, auxiliando na recuperação do tecido

Carnes 
Carnes de frango cozido, refogado ou grelhado; peixes não muito gordurosos, como pescada e merluza; e carnes vermelhas menos gordurosas estão liberadas

Legumes ou verduras 
Consuma legumes e verduras refogados, já que folhas muito duras podem incomodar as paredes de seu estômago. Evite repolho, couve crua, escarola, alface e agrião in natura no começo

Suco verde 
Suco de salsinha e couve é rico em clorofila, substância energizante e cheia de zinco e antioxidantes, necessários à recuperação do estômago



Morango protege o estômago
Além disso, o morango age contra o envelhecimento do organismo

Um estudo europeu constatou que o morango é uma fruta excelente para proteger o estômago. Seu consumo consegue evitar lesões na mucosa gástrica e assim prevenir doenças como a úlcera e a gastrite. 

Além disso, o morango age contra o envelhecimento do organismo, pois em sua fórmula existem agentes que atuam contra os radicais livres. A fruta também é rica em vitamina C e ajuda a fortalecer os dentes e os ossos.

O ideal, orientam os nutricionistas, é ingerir a fruta inteira, sem picá-la. Ao cortá-la reduz-se a quantidade de vitaminas presentes no morango que também contém ferro, o que auxilia o sangue e, consequentemente, a pele, pois contém vitamina B5.

AGÊNCIA ESTADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar,mas lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos felizmente não podemos publicar.