quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Briga selvagem: Leão vs Tigre.


Por Yuri Vasconcelos
Se fosse para apostar, o mais garantido seria você jogar todas as sua fichas no leão! Isso porque ele é mais "treinado" para a briga do que o tigre e possui características anatômicas que lhe dão vantagem. O tira-teima para saber qual deles sairia vitorioso, no entanto, é quase impossível na natureza: os dois vivem em continentes distintos. Os leões ficam nas savanas africanas, enquanto os tigres são encontrados a milhares de quilômetros de lá, na Ásia. No hábitat natural as tretas não rolam, mas em cativeiro os dois felinos já protagonizaram alguns quebra-paus. E, nos poucos registros desse tipo de luta, o leão normalmente levou a melhor, fazendo jus ao título de "rei da selva". Um dos combates mais célebres recebeu o nome de The Big Cage - algo como "A Grande Jaula". Os dois animais se engalfinharam trocando patadas e mordidas, num duelo sensacional que a gente recria neste infográfico. Nele você verá quem leva a melhor em vários quesitos. Ficou um duelo simplesmente animal!




TAMANHO
===========================================
Aqui o tigre leva boa vantagem. Os leões medem, em média, 2 metros de comprimento e pesam, no máximo, 270 quilos. Já algumas espécies de tigres, como o siberiano, chegam a mais de 3 metros e a 300 quilos. Mas será que tamanho vai ser documento nesta disputa?

ARMAS DE DEFESA

Na hora do "vamuvê", os dois agem de forma parecida, tentando abocanhar o pescoço do rival. Mas o leão leva vantagem para se defender: sua juba protege o pescoço das mordidas do tigre. Sem falar que a juba faz o leão parecer maior do que é, o que intimida o rival

ARMAS DE ATAQUE

Além da juba, outra boa adaptação anatômica do leão para a luta são suas patas dianteiras. Elas são mais musculosas que as do tigre e concentram a força do "rei da selva". Como a patada é uma importante arma de ataque, os golpes do leão são mais fortes e eficazes

AGILIDADE

Ao contrário do leão, o tigre tem como ponto forte as patas traseiras, mais musculosas. Essa característica confere mais agilidade ao felino asiático, que é capaz de dar saltos maiores do que o leão. Em relação à velocidade, dá empate: ambos atingem cerca de 80 km/h

ESTRATÉGIA

Enquanto o leão é mais calmo e concentrado, o tigre é geralmente nervoso e apreensivo. Essa diferença sugere que o tigre teria menos capacidade de analisar friamente o rival, aumentando sua desvantagem. Ao final desse grande duelo, o vencedor provavelmente seria o leão [Publicado na Edição 51 - 05/2006 da Revista Mundo Estranho]
De acordo com a professora Antonia Cecília Amaral, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), um deles levaria vantagem.


Segundo a professora, o leão tem o hábito de caçar em grupo. Ele se aproxima furtivamente com sua "gangue", cerca a vítima e, a uma distância adequada, ataca. Uma curiosidade sobre o leão é que o macho não caça, quem faz isso são as fêmeas. E o quê faz o leão? Faz sua parte na reprodução e cuida das fêmeas.

Já o tigre, explica Antonia Cecília, é um caçador solitário. O felino asiático igualmente se aproxima furtivamente da presa, mas, como caça sozinho, ele tem que dar um ataque mais certeiro. Outra diferença entre os dois é o habitat: enquanto o tigre vive nas florestas, o leão vive nas savanas africanas. Contudo, os dois já dividiram espaços na África e o leão sobreviveu, nesse continente, em uma pequena área na Índia, sendo protegido no parque nacional Gir.

Mas, de acordo com a professora, a grande diferença está nas dimensões e no peso dos dois predadores: um leão macho adulto chega até a 260 kg e até 1,9 m de comprimento (sem a cauda), enquanto o tigre é mais pesado (até 300 kg) e é bem maior (até 2,8 m, também sem contar a cauda). O veredito de Antonia Cecília Amaral: o tigre certamente venceria. Contudo, ela ressalva, é uma resposta difícil e representa apenas uma disputa de um contra um, sem a "gangue" das leoas.

E se esses gigantes do velho mundo encontrassem o maior predador brasileiro, a onça pintada? Bem, se usarmos o mesmo critério, a onça, coitada, apanharia feio. Um animal adulto pode chegar a 120 kg e 1,8 m (sem cauda). Contudo, o terreno poderia fazer a grande diferença. A onça pintada tem hábitos parecidos com o tigre, mas gosta muito de subir em árvores, o que poderia lhe dar uma vantagem para alguma estratégia contra os inimigos.

Documentário diz que juba salva o leão

Um documentário feito pela TV pelo Discovery Channel já tentou responder essa pergunta. Segundo o programa, o leão é um "brigão destemido" e o tigre um "assassino furtivo". O tigre é um caçador solitário, que rasteja para pegar a presa e se camufla no ambiente, além de preferir matar com apenas um ataque na coluna. Já os leões caçam em bandos e, apesar de conseguir matar a presa rapidamente, prefere o estrangulamento, pois é um ataque mais adequado a presas maiores que alimentarão o grupo.

Ambos usam as garras para abater a presa e têm fraquezas em comum: pouca resistência, só alcançam grande velocidade em pequenas distâncias. O tigre tem a força e o tamanho maiores como vantagem, mas o leão é mais agressivo e mais hábil. Através de um modelo computadorizado, o documentário afirma que a juba salvaria o leão de um ataque mortal na coluna e o rei das selvas venceria a disputa.



 Re: Leão do Atlas vs Tigre siberiano


Esse é mais um daqueles duelos que sairia faísca que renderia muitas discussões acirradas, simplesmente pelo fato de muitas pessoas terem predileções por um desses animais e opinarem com total parcialidade. E pode ser que apareçam esses casos aqui e em tópicos da mesma natureza, eu só me limitarei a dar minha opinião sem perder tempo com essas discussões totalmente parciais, caso apareçam.

Antes de tudo, o peso proposto está bem acima das estimativas médias de pesos dos dois animais. Para o Tigre Siberiano (Panthera tigris altaica), pelo que eu saiba antigamente se encontravam alguns exemplares pesados assim como o proposto, hoje já é mais difícil. Já o Leão do Atlas ou de Barbary (Panthera leo Leo) por se tratar de um animal que foi extinto na natureza faz tempo, não se tem dados concretos de seu peso, mas a estimativa é bem menor também. Como tiveram alguns casos de Leões Africanos que pesaram muito, eu acredito que possam ter tido alguns casos bem isolados de Leão do Atlas também chegando a grandes pesos, mas é mera especulação de minha parte.

Se formos querer coletar vídeos antigos onde aparentemente aparecem Leões do Atlas e Tigres ou Tigresas, teremos diversas discussões. Esses vídeos antigos de filmes feitos com cenas reais de lutas, lutas antigas em circos, etc podem sempre ter o dedo do bicho homem e algumas edições. Pra mim os 2 vídeos mais polêmicos, um é aquele onde o que parece ser uma Tigresa (pelo tamanho) caí de forma estranha (uns dizem que foi pela exaustão, outros que alguém atirou, e devem ter outras teorias) quando lutava com um grande Leão com juba bem volumosa. Outro vídeo, que pelo menos parece não ter tido tantos cortes, é aquele em que um Tigre ou Tigresa pega um Leão também com juba volumosa e encaixa uma mordida no seu pescoço, deixando o Leão praticamente rendido de costas para o chão, porém o duelo é parado com um jato de água.
A maiorias dos outros vídeos que eu me lembre, no confronto 1 X 1 os animais não chegam a nenhuma finalização, creio que boa parte deles (principalmente aqueles mais atuais em parques) os animais já estão acostumados com a presença um do outro, e acabam apenas se estranhando, às vezes um pouco mais ferozmente, mas quase nunca chegando a ir até a morte.


Por isso que nesse tipo de combate eu prefiro apenas me arriscar na teoria. Tem-se também aqueles relatos históricos, ao que parece pelo que eu me lembre, o Tigre costumou levar a melhor (isso foi postado no Orkut na comunidade “Território Selvagem” fazem anos, até tentei achar o link dessas postagens, mas ainda não consegui), e tem-se algumas notícias, ao meu ver exageradas, como essa: Tigre mata leão com uma só patada em zoológico na Turquia: http://noticias.uol.com.br/bbc/2011/03/08/tigre-mata-leao-com-uma-so-patada-em-zoologico-na-turquia.jhtm
Creio que devem ter notícias de casos exagerados contrários também, mas não me recordo. 

Por isso, para esse tipo de duelo eu prefiro apenas me apegar com a teoria das armas e capacidades que vejo nos 2 animais. Pra mim, no mesmo peso esse é um duelo muito disputado, onde os 2 animais tem chances de vitória.

Porém, em teoria, o único diferencial positivo de certa forma que vejo para o Leão, é a Juba Volumosa (que não é nenhuma armadura, mas pode ajudar a amortecer algumas patadas, quem sabe dificultar o encaixe de algumas mordidas, mas que se encaixada, não impediria o travamento dos caninos compridos de um Tigre, e o estrago das patadas iniciais ainda poderia ser feito em todo o restante do corpo que não tem Juba, tal como a face por exemplo, e notem que nos 2 casos, eu disse Algumas, pois sei que se tratam de pêlos, que inclusive já vi serem arrancados tufos deles em brigas entre Leões) e talvez a iniciar os ataques. Mas felino acuado geralmente demonstra combate, isso se o Tigre relutasse (mas que já voltaria a equilibrar o combate), mas sabe-se que a agressividade varia de animal para animal, portanto, o Tigre poderia também buscar o combate até mesmo antes do que o Leão. 

Já no Tigre creio que o diferencial, mesmo que não seja grande, é maior, e está presente no tamanho das garras e dentes caninos, pelo que eu saiba eles já são maiores em Tigres de Bengala, se considerarmos um Tigre Siberiano desse tamanho então, mesmo que no mesmo peso de um Leão, creio que ele tende a ter essa vantagem. Outro diferencial é a agilidade (nessa hora não ter juba é um ponto positivo no meu ver), a explosão e força bruta (embora isso deva ser um dado mais discutível, creio que pelo modo de vida, de ter que abater sozinho presas diversas, até mesmo Ursos, creio que ele tenha essa vantagem também, lembro até que o Tigre esteve entre os animais mais fortes naqueles programas do "Animal Planet ao Extremo", apenas a título de curiosidade), salto e velocidade também. Eu vejo o Tigre sendo um animal mais atlético, mais completo que um Leão, embora ainda assim o Leão seja um animal pré-disposto para o combate que também apresenta ótimas armas para o mesmo, porém creio que menores.

Se jogar tudo isso numa balança, eu daria o favoritismo ao Tigre Siberiano, 7/3 ou 6/4, mas acredito que o vencedor sairia bem ferido na maioria dos casos. Creio que seria um combate duro e violento!! Essa é apenas minha visão deste combate, mas eu tenho certeza que tem gente que pensa o contrário!

3 comentários:

  1. Concordo com quase tudo ,vídeo do buraco foi manipulado tigre ou tigresa foi sedado, com relação a juba do leão as pessoas se esquecem que é só pêlo não é feita de aço e se esquecem tb que tigré luta por território e fêmeas tanto quanto leão em algumas regiões da Ásia e tigre faz ataque em pé muito mais que leão o que facilita mordida na nuca muito mais fácil.

    ResponderExcluir
  2. O pessoal exagera em citar o tamanho do tigre-siberiano, para um tigre atingir mais de 3 metros de comprimento sem a cauda,teria que ter pelo menos 1,40 a1,50m de altura na cernelha, nenhum tigre capturado tinha essa altura,o maior que se tem noticia tinha 1,22m de altura na cernelha, então provavelmente o comp. ficaria entre 2,50 a 2,65m contando curvas e a cauda metade disto.
    O peso varia de 175 a 250kg em individuos não obesos.
    É só observarem que a maioria dos tigres o comprimento é o dobro da altura.
    Contando medições feitas por biólogos e históricos veridicos o comprimento do tigre siberiano varia de 1,95m a 2,60m sem a cauda e nenhum exemplar ultrapassou 1,22m de altura na cernelha.
    Os leões ficam entre 1,70m a 2,50m de comprimento e o maximo de 1,23m de altura na cernelha.
    O leão de maior peso capturado tinha 313kg, 3,55m(sendo 1,05m de cauda) e 1,23m de altura.
    O tigre de maior peso capturado era um tigre de bengala e tinha 389kg e 3,37m de comp.
    O maior siberiano tinha 3,48m de comp.e 319kg.

    ResponderExcluir
  3. Leão rei dos animais em terra ninguém pode com eles !

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar,mas lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos felizmente não podemos publicar.