sábado, 2 de março de 2013

Arraia-manta é a maior espécie de arraia do mundo. Veja

A arraia-manta ou raia-manta é a maior espécie de arraia do mundo. Só é superada em tamanho no mundo marinho por tubarões e baleias. É encontrada nas águas tropicais do mundo, normalmente em torno dos recifes de coral. A maior espécime conhecida tinha mais de 7,6 m de diâmetro, com um peso de cerca de 1.300 kg.


Nome: Manta
Nome Científico: Manta birostris (Walbaum, 1792)
Família: Mobulidae
Grupo: Tubarões, raias e quimeras
Classe: Peixes


A arraia-manta tem a maior taxa de volume de cérebro em relação ao do corpo de todos os tubarões e raias, um cérebro que é mantido quente durante longos mergulhos em profundidades de 500 m em água fria. Possui uma cauda similar à de outras arraias, mas não tem ferrão e é inofensiva para mergulhadores. Podem medir mais de 6 m de diâmentro e pesar até 1.400 kg. Geralmente têm uma coloração escura na parte superior do corpo, variando do preto ao azul-cinzento e marrom, com o ventre branco. Os indivíduos têm um padrão único de manchas e marcas que podem ser usadas para identificá-los. A boca grande e cavernosa está situado na frente do corpo e contém 18 fileiras de dentes na mandíbula inferior.

Apesar do seu tamanho, são nadadoras extremamente elegantes e parecem voar através da água com suas grandes nadadeiras. Elas também podem saltar para fora da água, possivelmente em uma forma de comunicação ou diversão. Raramente são mantidas em cativeiro devido ao seu tamanho. O tempo médio de vida de uma arraia-manta é de 20 anos.

Arraias-manta se alimentam de plâncton, larvas de peixes e afins, filtrados da água que passa através de sua boca e sai de suas guelras enquanto nadam. Uma arraia-manta de tamanho médio pode pegar cerca de 20-30 kg de plâncton por dia.

São animais ovovivíparos - os ovos da arraia-manta são desenvolvidos dentro do corpo da fêmea, por cerca de 10-14 meses (período estimado), e eclodem internamente, de modo que ela dá à luz filhotes vivos. A ninhada geralmente é de 1-2 filhotes, e muitas vezes há um intervalo de 2 anos entre os nascimentos.

Como outras espécies da família dos tubarões, as arraias-mata precisam nadar para não afundar. Grandes tubarões e em algumas circunstâncias orcas, são os principais predadores da arraia-manta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar,mas lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos felizmente não podemos publicar.