domingo, 24 de março de 2013

Nova dieta recomenda cortar o café da manhã se quiser emagrecer.


Livro prega banhos frios e suspensão do café da manhã para perda de peso

O personal trainer londrino Venice A. Fulton (pseudônimo de Paul Khanna) não toma café da manhã. Para ele, aquela história de “a refeição mais importante do dia” é pura balela e viver sem esse hábito pode te deixar “mais magra que todas as suas amigas”, como diz o sub-título de seu livro “Seis semanas para UAU” (Editora Planeta, R$ 29,90), que chegou ao Brasil neste mês.

Com suas propostas radicais, como partir para os exercícios matinais com apenas café no estômago, e inusitadas, tipo banhos de 15 minutos com água entre 20ºC e 15ºC, ele vem habitando a lista de mais vendidos de publicações como “The New York Times” e causando um frenesi na medicina e nutrição da Inglaterra e Estados Unidos. Por aqui, as polêmicas parecem se repetir, principalmente em relação à abolição da primeira refeição do dia. Para Fulton, “se você move seu corpo quando ele tem pouca energia, esta vai ter que vir de algum lugar”. Esse lugar seria a gordura. Mas vale a pena correr por aí com o estômago roncando? Especialistas garantem que não.
— Não tomar café da manhã é absurdo — diz nutricionista Cristina Diestel. — Ele fala que nas atividades físicas praticadas em jejum, entramos mais rápido na queima de gordura. Isso até é verdade, mas você também perde massa muscular e reduz o metabolismo.


A nutricionista Simone Maia concorda e ainda ressalta:
— O esforço do corpo em jejum pode ser altamente comprometedor para o sistema nervoso, levando desde desmaios a danos neurais permanentes, dependendo do grau de adaptação do organismo. Fora o risco de lesões provocadas pela fadiga muscular.

Mas e aquela xícara de café liberada para a manhã? Ela realmente ajuda a queimar gordura? Ambas concordam que sim, a ação termogênica da substância é comprovada se combinada com exercícios físicos (mas não em jejum!)

— A cafeína possui ação termogênica, sim. Mas hipertensos ou indivíduos que possuem outras doenças cardíacas ou gástricas não devem abusar da substância — diz Simone, ressaltando que o consumo noturno também pode atrapalhar o sono.

Banhos frios e refrigerantes liberados?
Além da árdua tarefa de se exercitar em jejum, quem resolve encarar o método UAU ainda tem outra missão complicada: banhos frios, por 15 minutos, com água entre 15ºC e 20ºC . Essas temperaturas seriam responsáveis por ajudar o corpo a perder calor e, consequentemente, aumentar o gasto calórico ao longo do dia. Será?
— Realmente, no banho frio, gastamos mais energia para manter a temperatura corporal. Mas o autor da dieta fala que isso vai manter nosso metabolismo ativado o dia todo. Não há comprovação científica sobre isso — esclarece Cristina.

Outra coisa que causou estranhamento nas nutricionistas foi o sinal verde para os refrigerantes, desde que se controle os demais carboidratos. Para Simone Maia, essa recomendação não passa de um tremendo absurdo:
— Na contramão de todos os estudos científicos sobre os danos do açúcar, o autor recomenda o consumo de calorias vazias em detrimento a alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais. Por esta única informação, o livro pode ser considerado, no mínimo, risível — diz Simone.

Sobre as muitas críticas que recebeu, Fulton, ou Khanna, disse ao jornal inglês “The Telegraph”:
“Eu sei que quando se apresenta uma nova ideia há muita resistência no começo. É quase certo que você vai ser ridicularizado. Mas o importante é tirar essas ideias da obscuridade”.


ela.oglobo.globo.com

Um comentário:

Fique a vontade para comentar,mas lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos felizmente não podemos publicar.