domingo, 24 de março de 2013

Arraial D'Ajuda, no sul do litoral baiano, tem tudo aquilo que faz parte do imaginário de quem quer ir para o Nordeste.


Férias na Bahia? Arraial D'Ajuda, no sul do litoral baiano, tem tudo aquilo que faz parte do imaginário de quem quer ir para o Nordeste. Os coqueiros, a areia branca, o mar limpíssimo, o falar sem pressa, as redes nas varandas, as casinhas coloridas... Está tudo ali, para você não ter dúvidas de que está bem perto do paraíso.
Crédito da imagem: abratour.com.br

Mas Arraial é muito mais do que sombra e água fresca. O reduto, tão perto e diferente da badalada sede Porto Seguro, atrai gente de todos os lugares do Brasil e do mundo. Seja no sobe e desce da Rua do Mucugê - que não à toa tem como slogan "A rua mais charmosa do Brasil" -, na volta da praia ou no rolé noturno, a mistura de povos e origens dá o tom a Arraial d´Ajuda.

Com tanta gente diferente visitando ou morando lá, a vila - que tem cerca de 25 mil habitantes - reúne com charme as influências dos quatro cantos do mundo. Tem loja indiana, bar argentino, restaurante tailandês e "até" - como brincam os locais - comida baiana.

A Rua do Mucugê é o grande reduto dessa diversidade. Ao longo do calçamento irregular (mulheres, nem se preocupem em colocar saltos na mala) a Mucugê reúne restaurantes imperdíveis, como o Manguti (não deixe de provar o nhoque com filé), o argentino Boi nos Aires (especializado em carnes, mas com entradas preciosas à base de peixe) e o Xaxá Grill e Xoperia, que além de um chope muito bom, tem uma carta de cervejas especiais de fazer inveja a muito bar de capital por aí.

Outro ponto de destaque da Rua do Mucugê, é o Beco das Cores, uma viela com bares, restaurantes e lojas, que sempre tem um som ao vivo e, acredite, um delicioso sushi. A Mucugê também oferece lojas (inclusive de grife), lanchonetes, pizzarias, creperias, cafés, lan houses, imobiliárias, locadoras de veículos, farmácias, salões de beleza, entre outros serviços, mas não precisa correr para lá assim que chegar. Com exceção das pousadas - são mais de 140 catalogadas em toda a vila - trata-se de uma rua predominantemente noturna. Na alta temporada, chega até a ter o trânsito fechado para veículos para dar mais espaço à boemia.

Durante o dia, pegue o caminho das praias, ou do parque aquático. Para compras, a Bróduei (assim mesmo, aportuguesada), no centro antigo, pode ser uma boa opção se você quiser coisas mais simples ou algum artesanato típico. Não deixe de ir ate o final da rua, e apreciar a Igreja de Nossa Senhora D?Ajuda, construída em 1549, afinal, você está na Costa do Descobrimento. Nos fundos da igreja, dá para avistar, de cima, as belezas naturais de Arraial, com a grande cobertura vegetal e as praias de águas cristalinas.

Logo abaixo da igreja está a fonte de Nossa Senhora da Ajuda, onde os primeiros habitantes - e até os visitantes hippies da década de 1970 - tomavam banho, bem antes da água encanada e da energia elétrica. Pense duas vezes antes de se refrescar: reza a lenda que quem se banha na "água da santa" nunca mais sai de Arraial. Superstições à parte, duvido que você não queira voltar.


ELAINE VIEIRA - A GAZETA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar,mas lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos felizmente não podemos publicar.