sábado, 9 de março de 2013

bebida alcoólica é causa de 21% dos acidentes, aponta pesquisa

Álcool é causa de 21% dos acidentes, aponta pesquisa
Bebida também é responsável por 49% das pessoas que sofreram algum tipo de agressão

Cerca de 21% dos acidentes de trânsito estão relacionados a combinação álcool e direção. Foi o que apontou o estudo Vigilância de violências e acidentes (VIVA), realizado pelo Ministério da Saúde em 71 hospitais que oferecem atendimentos de urgência e emergência pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme a pesquisa, uma em cada cinco vítimas de trânsito atendidas nos prontos-socorros brasileiros consumiram bebida alcoólica.

O estudo também revela que 49% das pessoas que sofreram algum tipo de agressão ingeriram álcool. As principais vítimas são homens com idade entre 20 e 39 anos. Os dados foram coletados em 2011 e analisados no ano passado.

Na tentativa de diminuir esses números, Pernambuco investiu pesado na Operação Lei Seca no período Momesco. No Carnaval de 2013, houve um aumento de 68% no número de abordagens a veículos, em relação ao mesmo período do ano passado. A fiscalização intensa refletiu positivamente no resultado da ação. Neste período, verificou-se uma redução de 50% no número de crimes, uma queda de 51% nas recusas e uma diminuição de 16,6% nas CNHs recolhidas.


Cerveja sem álcool também pode aparecer no bafômetro

Desde a criação da Lei Seca, uma alternativa encontrada por muita gente foi trocar as cervejas tradicionais pelas sem álcool.

O sabor é praticamente o mesmo e o motorista, consciente, não se sente diferente dos amigos que bebem todas.

Mas antes de comprar a cerveja, as pessoas devem estar atentas a embalagem e verificar se realmente ela não possui álcool.

Isso porque a legislação brasileira considera sem álcool as cervejas que possuem graduação abaixo de 0,5% da substância e a tolerância no bafômetro é zero.

Caso contrário, mesmo bebendo cerveja considerada sem álcool, você pode ser preso em uma blitz.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar,mas lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos felizmente não podemos publicar.