segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Qual a semelhança entre alguns dinossauros e os pavões?

Dinossauro usava penas para paquerar, sugere artigo científico

Muita gente já perdeu o respeito pelos dinossauros depois da descoberta de que vários desses bichos eram cobertos de penas. Mas sugerir que essas plumas teriam a mesma função "carnavalesca" do rabo dos pavões já é demais, certo?

Pode até ser, mas um novo artigo científico reúne um conjunto considerável de dados para tentar mostrar que, ao menos entre alguns dinos, a paquera consistia em abanar longas penas da cauda em leque, tal como fazem os pavões.

Sydney Mohr/Divulgação
Reconstituição artística do dinossauro Ingenia yanshini, com macho mostrando cauda para fêmea

A hipótese está num artigo científico assinado por Scott Persons e Philip Currie, da Universidade de Alberta, no Canadá, e também por Mark Norell, do Museu Americano de História Natural.

O trio de pesquisadores baseia suas conclusões numa análise detalhada das caudas dos chamados oviraptorossauros, um grupo de dinos bípedes que lembram vagamente emas ou avestruzes, a julgar pelas patas de corredores e pela presença de bicos - e, claro, penas.

Essas características, bem como detalhes mais específicos do esqueleto dos oviraptorossauros, levou alguns cientistas a considerá-los parentes muito próximos das aves modernas --as quais, segundo quase todos os paleontólogos, não passam de um grupo sobrevivente de dinossauros.

Persons e companhia, após avaliar cuidadosamente os fósseis de oviraptorossauros, não concordam com essa ideia - para eles, algumas das semelhanças podem ter surgido de forma independente nesse grupo de dinos e nos ancestrais das aves modernas, fenômeno conhecido como evolução convergente.

TOQUINHO

-->
Uma dessas convergências tem a ver justamente com o tamanho e a estrutura da cauda. Tanto os ancestrais diretos das aves quanto os oviraptorossauros sofreram, ao longo do tempo, a perda de vértebras caudais, de maneira que o rabo foi ficando mais curto.

Mais importante ainda, no entanto, foi o aparecimento do chamado pigóstilo --uma maçaroca de vértebras fundidas na extremidade do rabo, que pode ser vista num frango assado inteiro, por exemplo--, aquele "bumbum" arrebitado da ave.

Nos animais modernos, ambas as características impedem que a cauda atrapalhe o voo, deixando a anatomia das aves mais aerodinâmica.

Persons e companhia, depois de confirmarem, com a ajuda de novos fósseis, que os oviraptorossauros também tinham pigóstilos, puseram-se a usar um programa de computador para simular a musculatura e a capacidade de movimentação da cauda dos animais.

Segundo a reconstrução dos músculos dos bichos que eles fizeram, os oviraptorossauros teriam caudas curtas, fortes e extremamente flexíveis.

"Eles teriam sido capazes de balançar e torcer suas caudas, para cima e para baixo e de um lado para o outro, com um grau de destreza muscular acima do que se vê na maioria dos outros terópodes [os dinos bípedes e carnívoros] e dos répteis modernos", escrevem os pesquisadores.

Juntando esse dado com o dado de que penas caudais já foram descobertas em algumas espécies de oviraptorossauros (plumas que, aliás, parecem ter sido listradas), e com o fato de que o pigóstilo poderia servir para "ancorar" leques de penas, o trio argumenta que a musculatura especializada ajudaria os animais a ondular os ornamentos e deixá-los eretos para a apreciação de potenciais parceiras, por exemplo.

Isso, claro, assumindo que o penacho era um adorno usado por machos para cortejar fêmeas, tal como acontece com os pavões atuais. Para ter certeza, no entanto, seria interessante tentar diferenciar os sexos nos fósseis encontrados até hoje e verificar se, de fato, penas caudais eram mais comuns entre machos.

A pesquisa será publicada numa edição futura da revista científica "Acta Palaeontologica Polonica".

REINALDO JOSÉ LOPES - UOL


Evoluçao dos Dinossauros
Ao contrario fazer Que muitos imaginam, NEM TODAS As espécies de dinossauros viveram AO MESMO tempo. Durante ósmio 160 Milhões de Anos los Qué dominaram o planeta muitas Espécies surgiram e muitas desapareceram. Nessa Seção Guia Você conhecerá hum pouco DO Processo de Evolução das Espécies e dos Grupos de dinossauros AO Longo da Era Mesozóica.

Carnívoros

Os Primeiros dinossauros ERAM Todos Carnívoros. Somente com alguns milhares de anos Apresentação algumas Espécies passaram a preferir UMA Dieta vegetariana.
Hum dos Mais Antigos dinossauros Carnívoros Que se ma notícia FOI oherrerassauro , (abaixo) Que não viveu Triássico Médio, HA CERCA DE 220 Anos milhoes de. Com Cerca de 5 m de comprimento, era hum dos Mais formidáveis ​​Predadores de ritmo SEU. Diferente de other répteis, oherrerassauro caminhava NAS patas traseiras, o Que permitia a utilização dos dianteiros: Membros parágrafo outras tarefas, Como exemplo a POR, agarrar a presa. Acredita-se Que dinossauros Como ESSE conseguiam Controlar a Temperatura corporal, o Que trazia Vantagens los Relação um Carnívoros Outros.

Ao final, fazer Triássico, HA CERCA DE 205 Anos de milhoes começam a aparecer dinossauros Carnívoros Novos e proporcionalmente mais "evoluídos" Que o herrerassauro . Hum desses dinos era o Coelophysis , um animal, de 2 m de comprimento, Ágil, esperto e inovador. FOI UM dos Primeiros dinos um Viver e caçar los Grupos. 

ANIMAIS COMO ESSE pertenciam a hum Grupo Novo de Carnívoros, ceratossauros conhecidos Como. A Partir fazer Coelophysis Novos e Mais Eficientes ceratossauros apareceram. Hum era Deles o Syntarsus . ESSE dinossauro Mais Tarde daria uma Origem outras Formas de Pequenos Predadores, OS celurossauros.
Mas alguns ceratossauros resolveram Agustinianos outra Estratégia evolutiva.Ficaram Maiores e Mais poderosos. Hum dos Primeiros dinossauros Carnívoros de Grande Porte FOI o Dilophosaurus . COM QUASE 7 m de comprimento de e pesando CERCA DE 600 quilos, ESSE Estranho animais dominou a Região do Arizona, nsa EUA e leste da China HÁ Cerca de 190 milhões de anos Apresentação.

A Partir fazer INICIO DO Jurássico Novos e aterrorizantes Predadores apareceram. Entre OS Mais mortais estava o Ceratosaurus , hum dos Raros Representantes da linhagem dos ceratossauros. Com Cerca de 1 Tonelada ESSE era carnívoro o terror de SUA Época.

Mas Os Dias de dominio dos ceratossauros estavam contados. Ao final, fazer Jurássico entram em Cena OS alossauros, Como o Allosaurus EOSaurophaganax , Predadores Especializados los abater saurópodes e estegossauros. Pará ISSO precisavam trabalhar Há los Grupo. 
  
E Possível Que Estes tenham Sido OS Primeiros Grandes Carnívoros um bandos caçar in. Mas assim o Trabalho los Equipe Nao era o Suficiente. Os alossauros precisaram also Crescer. Como animais o Allosaurus fácilmente chegavam como 4 TONELADAS. Caçando in Bandos de e Sendo ósmio Predadores de topo de Seu ritmo ósmio alossauros FORAM apropriadamente apelidados de "Leões fazer Jurássico".

Durante o Jurássico Nao haviam Só Grandes Carnívoros. A Partir de animais Como o Syntarsus apareceram OS celurossauros, Carnívoros Pequeños fazer tamanho de galinhas e cachorros. Entre OS Menores estava o Compsognathus(abaixo), com 60 centímetros de comprimento. Suá diretor era Dieta Composta de Insetos e Pequenos lagartos. Acredita-se Que complementar em si Seu cardápio com Carniça.
Other Pequenos celurossauros Como o Ornitholestes EO Sinosauropteryxcomeçaram a desenvolver Uma Nova característica Que Iria revolucionar o Mundo jurássico: como penas.
Acredita-se Que animais Como sos PODEM, ainda Durante o Jurássico, Terem dado Origem como Primeiras Aves. Prova disso E o Estranho Archaeopteryx , um Pequeno terópode emplumado Capaz de Voar. Ao final, fazer Jurássico como Coisas começaram a se mudar, especialmente parágrafos terópodes ósmio Grandes. Os estegossauros desapareciam E Os saurópodes, outra Fonte Grande de carne, ficavam CADA Vez Mais Maiores e difíceis de se abater. Os alossauros, parágrafo Poder acompanhar como circunstâncias precisaram Crescer Mais e ainda tornar-se CADA Vez Mais Fortes. No inicio do Cretáceo OS alossauros originam OS carcarodontossauros, predadore Maiores e Mais Fortes, Que tambem Grupos caçavam in, MAS ERAM capazes de Matar saurópodes ósmio Maiores.

Entre OS Primeiros dinos dessa nova Família estava o EstranhoAcrocanthosaurus (abaixo). Diferentes primos DE SEUS fazer Hemisferio Sul, oAcrocanthosaurus TEVE de adaptar-se a dietas Diferentes, Ja Que, AO contrario da América do Sul e África, OS saurópodes ERAM Raros nd América do Norte. 

Pará NAO desaparecer elemen desenvolveu hum Gosto especiais iguanodontes POR, Que abundavam los Seu Território. Mas NAO dispensava o robustoPleurocoelus , hum dos Raros saurópodes Que ainda sobreviviam nn EUA. 

Por hum Ser dinossauro pouco adapted uma velocidades Altas, acredita-se tenha Desenvolvido Técnicas de Caça baseadas los Emboscada. Elementos aproximava-se cautelosamente da presa. QUANDO estava Bem Perto atacava rapidamente, rasgando com SEUS Dentes Especiais o couro grosso e arrancando Grandes Bocados de carne. E Possível Que, Como OS atuais Dragões-de-Komodo, OS carcarodontossauros tivessem grande quantidade de bactérias los saliva SUA. Uma Única mordida poderia provocar UMA sepultura Infecção nd vitima, Que morriam in Questão de Horas UO Dias de poucos. Este era hum Método Fácil e de poucos Riscos, Que permitia AOS predador conseguir grande quantidade de Alimento com hum Gasto Mínimo de Energia, SEM Que this tivesse Que Temer POR SUA Segurança. Afinal O único Trabalho séria o de morder e DEPOIS, esperar. 

Apesar de relativamente Raros não Hemisferio norte, sul Mais AO OS carcarodontossauros tiveram Seu auge, alcançando portes impressionantes à Medida Que SUAS Presas also cresciam. Entre OS Mais poderosos Predadores desse Grupo ESTA o Carcharodontosaurus (abaixo), do Norte da África, com Cerca de 12,5 m de comprimento.
Na América do Sul also abrigou animais desse Tipo. Hum dos Mais Celebres EO Giganotosaurus , de 13 m (abaixo). 

UMa Descoberta Mais récente indica uma Presença de hum carcarodontossauro ainda NAO batizado nd Argentina com Cerca de 14,5 m de comprimento de e prováveis ​​9 TONELADAS.

A presence de carcarodontossauros Tão parecidos nd Argentina, Brasil e norte da África e à Prova Definitiva de Que ATÉ Cerca de 110 milhoes de anos Apresentação cessos Dois Continentes estiveram unidos E Os animais podiam "passear" entre enguias livremente.

Ainda não INICIO fazer Cretáceo observa-se a UMA diferenciação Entre OS Pequenos celurossauros EO surgimento de Novos Grupos Como o dos dromeossauros ("raptores"), ornitomimossauros (dinossauros onívoros semelhantes a avestruzes), oviraptorssauros ("lagartos Ladrões de ovos") e OS ancestrais Dos espinossauros tiranossauros e.

Hum DOS MAIS impressionantes Grupos de Predadores FOI o dos dromeossauros, OU Mais popularmente, raptores. Sos animais, em Geral de Pequeno Porte, PODEM servi comparados COM lobos ósmio atuais.Inteligentes, sociáveis, letais Ageis e ... essas PODEM servi algumas definições de SUAS. Seu tamanho reduzido era compensado POR SUA Incrível capacidade de agir los bandos. Como animais o Deinonychus , faça Porte de hum HUMANO ADULTO, podiam derrubam Grandes iguanodontes Como oTenontosaurus , de maïs DE 2 TONELADAS.

Que não se, comunique AO tamanho, uma Única exceção à Regra era o Enorme Utahraptor (abaixo). COM CERCA DE 7 m de comprimento e 500 quilos, ESSE grande carnívoro caçava animais Como o Iguanodon , herbívoro de 4 TONELADAS. Os dromeossauros FORAM Bem sucedidos ATÉ o final de fazer Cretáceo.

HA CERCA DE 110 Anos milhoes de, apesar de ainda muitos carcarodontossauros, Novos e Interessantes dinossauros Carnívoros apareciam. 

Entre OS Mais exóticos estavam OS espinossauros, dinossauros de Focinhos Longos e Braços Fortes. Nao si SABE QUEM DEU ORIGEM exatamente enguias a. Muitos acreditam Que Exista UMA Relação Entre espinossauros e animais Como o Coelophysis . O Formato dos Focinhos e Dentes indicam Que sos animais baseavam SUA Dieta los Peixes. Sabe-se Que Nesse PERÍODO haviam Grandes Peixes dipnóicos de 2 m de comprimento, Que poderiam Ser ótimas Fontes de Alimento. Imaginem hum Iago ha 110 Anos milhoes de. Hum Enorme Spinosaurus (abaixo) Aguarda nd Margem Que hum peixe desavisado passe POR elementos. Como hum Raio o carnívoro Lança Seu focinho nd Água.Com SEUS Dentes apropriados elementos o apanha. Usando como Garras enormes los forma de anzol o Spinosaurus segura o peixe, enquanto OS Dentes o desmantelam.

Nao si descarta um Tratou De qué Taís animais tambem complementassem SUA Dieta comendo carcaças de saurópodes deixadas pelos ferozes carcarodontossauros. SEUs Longos Focinhos e pescoços PODEM ter Sido Úteis parágrafo afundar-se nd Carcaça. Tambem è Possível Que usassem SEUS Braços Fortes e Longas Garras Como arma parágrafo derrubar herbívoros Como OS iguanodontes, comuns nd Época. Alguns Cientistas acreditam Que OS Longos Braços permitiam Que OS espinossauros caminhassem also NAS Quatro patas. Se ISSO de Verdade entao this séria O Primeiro Caso de dinossauro carnívoro hum Capaz de Caminhar los Duas UO Quatro patas.

De Os espinossauros apenas FORAM Tipicos fazer Cretáceo Médio. O Registro fóssil desses animais desaparece HÁ Cerca de Anos 90 milhoes de. Ate Onde sabemos a maioria Deles não viveu Sul Hemisferio (América do Sul e África), mas existem Casos de espinossauros nd Europa e Ásia. A Partir De 90 Milhões De Anos nota-se o inicio do declínio dos dos carcarodontossauros. À Medida Que SUAS Presas começavam a desaparecer, sos poderosos Predadores tinham dificuldade parágrafo apanhar animais Menores e Mais Ageis. 
Nessa MESMA Época COMECA uma Ascensão dos Primeiros tiranossauros não Hemisferio Norte e dos abelissauros não Hemisferio Sul. Os Dois Grupos ERAM representados POR Grandes Carnívoros de Pernas Longas, Cabeças Grandes e pescoços curtos, Além de: Membros Anteriores extremamente reduzidos. Abelissauros de Os do sul tinham crânios Bem característicos e ERAM adaptados parágrafo VELOCIDADE. Entre OS Mais famosos ESTA oAbelisaurus (ao Lado) EO Carnotaurus .

Acredita-se Que also relacionados com OS abelissauros estao OS noassauros, dinossauros Que POR Muito ritmo FORAM OS confundidos com dromeossauros, especialmente POR SEU estilosantes de e SUAS Garras Pés curvadas NOS. Hoje conside-se Que Entre cessos Dois Grupos (noassauros e dromeossauros) existe hum Caso de Evolução convergente. Entre OS noassauros o Mais temido provavelmente era o Megaraptor (ao Lado), semelhante a hum grande dromeossauro, tinha 8 m de comprimento. 

Os tiranossauros, OS Mais famosos Entre OS Grandes Carnívoros, Só apareceram nn ULTIMOS 15 Milhões de Anos fazer Cretáceo. Originários da Ásia, chegaram atraves do Estreito de Bering de AO oeste da América do Norte.NAO HA Conhecimento desses animais não Hemisferio Sul. São caracterizados POR Terem crânios enormes, com Olhos frontais e mandíbulas Muito Fortes.Em contrapartida SEUS: Membros Anteriores ERAM Muito curtos e munidos de apenas 2 DeDos. Alimentavam-se principalmente dos hadrossauros e ceratopsianos, comuns Nesse PERÍODO. Mas existe UMA DISCUSSÃO grande Entre OS paleontólogos a respeito da maneira Como enguias conseguiam Seu Alimento. Alguns defendem uma IDEIA DE QUE ERAM apenas carniceiros.Other acreditam Que ERAM Predadores Eficientes. O Mais provável E Que fossem hum pouco dos Dois, dependendo da OCASIÃO.

Entre OS Mais famosos dinossauros desse Tipo estao o Tyrannosaurus, Albertosaurus (abaixo) e Daspletosaurus .
    
AO final, fazer tambem Cretáceo hum Interessante Grupo de Pequenos Predadores evoluiu. Tendo SEUS ancestrais Entre OS dromeossauros, OS troodontes ERAM hum pouco Menores de e esbeltos MAIS QUE SEUS antepassados. Ainda tinham Garras Curvas Pés NOS, MAS ERAM Menores.Diferentes dos raptores, preferiam UMA Vida Mais solitária. 
SEUS OLHOS GRANDES indicam hum animais de hábitos noturnos. SUAS principais Presas ERAM Pequenos Mamiferos Que se esgueiravam Entre como folhagens Durante como Noites do Cretáceo. Outras Características Interessantes desses animais São OS líquor Grandes, Que indicam grande Inteligência, ea presence de Dedos opositores NAS Mãos, Muito Úteis parágrafo agarrar SUAS Pequenas e Ageis Presas. Entre OS Mais marcantes troodontes estao o Troodon   EO Saurornithoides . Só also FORAM encontrados não Hemisferio Norte.

Herbívoros

Apesar dos Primeiros dinossauros Serém Carnívoros, algumas Espécies mudaram SUA Dieta e passaram um Ser herbívoras e, EM CASOS alguns, onívoras. Hum dos dinos herbívoros Primeiros FOI o Pisanosaurus . Pouco se SABE a Seu respeito. Tinha pouco Mais de 1 m de comprimento de e viveu ha CERCA DE 210 milhoes años de. A Partir DELE evoluíram Animais de Diferentes Formas tamanhos e. 
Entre OS Primeiros estao OS prossaurópodes, Como o Plateosaurus . Podiam andar Tanto los Duas QUANTO e Quatro Patas. Suá dentição era Específica parágrafo alimentarem-se de Folhas e ramos. Eram OS Maiores dinos de SUA Época. Alguns PODIA pesar Cerca de 6 TONELADAS e ter 12 metros de comprimento. Em SUAS patas dianteiras haviam Garras Que Tanto podiam ajudar a arrancar Folhas Como ERAM ótimos Meios de Defesa.

Outro Grupo Que se desenvolveu não final do Triássico FOI o dos heterodontossauros. Sos Pequenos herbívoros bípedes Tem Seu Nome derivado de SUA característica dentição. Diferente de other dinos, diferenciados SEUS Dentes ERAM los molares e caninos, Na Parte da Frente da Boca Possuíam hum bico córneo. Acredita-se Que OS caninos ERAM Usados ​​parágrafo Defesa.

A Partir fazer INICIO DO Jurássico apareceram alguns Novos prossaurópodes, Maiores de e quadrúpedes Totalmente. Sos animais Mais Tarde dariam Origem AOS Maiores dinossauros de Todos os tempos, OS saurópodes.

Ao MESMO ritmo Estranhos herbívoros com calombos não dorso se preparavam dar parágrafo Origem AOS estegossauros.

Os Primeiros saurópodes apareceram HÁ Cerca de 200 Milhões de Anos. A Partir Dai se diferenciaram los varias familias, Que tinham characteristics proprias. Mas Todos dividiam Características Básicas Tais Como: Corpos Grandes e pescoços Longos, terminados los Pequenas Cabeças, caudas also Longas e 4 patas los forma de pilar.

O Jurássico FOI o auge dos saurópodes. Diferentes Tipos apareceram, mas OS Grupos dominantes FORAM o dos diplodocídeos, Como o Diplodocus (abaixo), o dos braquiossaurídeos, Como o Brachiosaurus (abaixo) EO dos camarassaurídeos.

Os Primeiros estegossauros apareceram não Jurássico Médio, ha Cerca de 160 Milhões años de. Tinham Cabeça Pequena e Corpo volumoso. No dorso tinham Placas ósseas Que variam e forma e tamanho de uma especie com a Acordo.Nd da cauda tinham 2 UO Mais pares de espigões pontudos. Suá dentição fraca permitia-lhes apenas comer Folhas macias. Entre OS Mais famosos desse Grupo ESTA o Stegosaurus (abaixo).

Mas Nao havia Só herbívoros gigantes Durante o Jurássico. Os hipsilofodontes representavam OS baixinhos da Época. Sos Pequeños ornitópodes JA FORAM TODAS encontrados in como contraditório do Mundo. Conhecidos POR Serém ERAM velozes, sos animais provavelmente evitavam OS perigos fugindo o Mais Rápido Possível. SEUS Olhos Grandes nd Cabeça indicam boa Visão. Entre OS Mais famosos ESTA o Dryosaurus EO Othnielia (abaixo).

  
Ao final, fazer Jurássico nota-se hum grande declínio dos empre OS saurópodes e estegossauros. O clima estava mudando ea Vegetação also. Sos enormes herbívoros tiveram dificuldade los se adaptar a nova Situação e começaram a desaparecer. Os estegossauros não inicio não estavam extintos Cretáceo Praticamente, mas Dois Grupos de saurópodes resistiram. Eram OS dicreossauros E Os titanossauros.
No Hemisferio Norte OS ornitópodes evoluíram e originaram hum novo o Grupo, iguanodontes Ô DOS. Sos bípedes-quadrúpedes de Comeram 4 TONELADAS tinham hum Aparelho de mastigação Muito Mais Desenvolvido. Na Frente da boca tinham hum bico córneo Que cortava como Plantas, enquanto Que OS Dentes traseiros, aliados a potentes Músculos de mastigação maceravam comeu como Folhas Mais duras. ESSA característica permitia AOS iguanodontes canto QUALQUÉR Tipo de Vegetação. ASSIM puderam se espalhar POR TODO O Globo. Por Serém Tão Bem-sucedidos acabaram ocupando o Lugar De other herbívoros. 
Aparentemente nd América Meridional e sul da África a forma herbívora dominante era a dos saurópodes titanossaurídeos e dicreossaurídeos. Da Primeira Família destaca-se o gigantesco Argentinosaurus (abaixo), um dos dinossauros Maiores de Todos os tempos. 
Entre OS dicreossaurídeos o Mais Famoso E o Estranho Amargasaurus , um saurópode de barbatana de 12 metros de comprimento.

Os hadrossauros evoluíram dos iguanodontes, dos cais Quais d'Orsay herdaram muitas das characteristics. Apareceram não final do Cretáceo, ha Cerca de Anos 85 milhoes de. JA NAO tinham o característico Esporão não Lugar do Polegar Como MAS SEUS ancestrais ainda ERAM bípedes - quadrúpedes.Ocupando o Lugar De SEUS antecessores tornaramse POR algum ritmo OS herbívoros dominantes.

Levando in Conta Ô Formato da Cabeça São Divididos Em 2 Grupos:hadrossauróides , (SEM crista e com Focinhos largos, Como o Anatotitan)    e OS lambeossauróides (com crista e Focinhos estreitos, Como oParasaurolophus

Ainda não final do Jurássico, DA MESMA linhagem evolutiva QUE DEU ORIGEM AOS estegossauros surto hum novo o Grupo Blindados de dinossauros. 

São OS anquilossauros. Parecidos COM enormes Tatus São Divididos Em 2 Grupos: nodossauróides (MAIS primitivos e de cauda SEM porrete) eanquilossauróides (cauda com porrete).
Apesar de relativamente Raros, OS anquilossauros sobreviveram ATÉ o final de fazer Cretáceo, ha Cerca de 65 Milhões de Anos.
Outra linhagem evolutiva Que apareceu nenhuma final, fazer Cretáceo FOI um dos marginocéfalos. A Partir Dos ancestrais de 110 años milhoes de evoluíram dois Grupos: OS paquicefalossauros E Os ceratópsios. Os Primeiros tinham Cabeças espessas parágrafo provavelmente EUA-las los Disputas POR Fêmeas UO Pela Liderança fazer bando. Dividem-SE EM 2 Grupos:paquicefalossauróides , de Cabeça Mais espessa e arredondada; ehomalocefalóides , de Cabeça achatada e Menos espessa.

Na Ásia, ha Cerca de 100 milhoes de anos Apresentação surgem OS Primeiros psitacossauros, dinossauros com bico Parecido com o de hum papagaio.Alguns Milhões de Anos DEPOIS sos animais originam OS protoceratopsianos, Os ancestrais DOS GRANDES cornos dinos de fazer Cretáceo.
Sos Primeiros animais ainda Nao tinham cornos, mas JÁ Possuíam uma gorjeia óssea característica, Como o Microceratops abaixo.
Ao final, fazer Cretáceo não Hemisferio Norte uma Paisagem estava dividida Entre Dois Grupos de vegetarianos: os hadrossauros ceratopsianos E OS.
Estes ultimos São ósmio Dinossauros cornos COM. Sos cornos, juntamente com como gorjeias, variavam los forma e tamanho de uma especie com a Acordo e São tidos COMO REFERENCIA parágrafos dividí-los in 2 Grupos: OScentrossauróides , de gorjeia Curta, Chifres orbitais curtos e hum chifre nasal Longo; E Os chasmossauróides , de gorjeia longa, chifre nasal Curto e Grandes Chifres orbitais.
  • Onívoros

O Conceito de hum animais onívoro controverso Bastante é. Na Linguagem da Ecologia, um onívoro E AQUELE Que se Alimenta de Organismos de maïs de hum NÍVEL trófico. Mas a maioria de nos entende Que hum onívoro E AQUELE QUE animais si Alimenta TANTO DE other animais Vegetais COMO DE. Nessa Seção utilizarei o Segundo Conceito, Mais conhecido.
Que não se, comunique AOS dinossauros onívoros, pouco se SABE SUA sobre Evolução. Os Mais Antigos registros de dinossauros desse Tipo datam DO INICIO DO Jurássico, HA CERCA DE 190 Anos milhoes de. Hum dos Primeiros dinos onívoros era o Elaphrosaurus . Do tamanho de hum peru ESSA UMA Criatura tinha dentição Que LHE permitia comer carne Tanto QUANTO Vegetais.Acredita-se Que SUA Dieta se baseava los Pequenos lagartos, Folhas Insetos e.
Apos o Elaphrosaurus OS registros de onívoros ficaram SEM preenchimento ATÉ o Cretáceo Médio, ha Cerca de 100 Milhões de Anos. Nesse PERÍODO aparecem 3 Novos Grupos de dinos onívoros.
O Primeiro delegado era o dos ornitomimossauros, Criaturas Muito avestruzes parecidas com, capazes de velocidades Correr ha Grandes. Seu bico desdentado indica UMA Dieta variada. Podiam comer Pequenos lagartos, ovos Mamiferos e. Mas NAO dispensavam Folhas e frutas Frescas.

O Segundo Grupo corresponde AO dos oviraptorssauros. Tambem com aparencia de aves, sos animais Estranhos, Tipicos fazer Hemisferio norte, se especializaram los comer ovos. Com Seu bico Poderoso enguias partiam a casca grossa e lambiam Seu Conteúdo. Mas Ellis NAO Viviam-a de ovos.Acredita-SE QUE Ø Bico tambem era util parágrafos Partir Ossos de e quebrar cascas de Nozes. Sendo ASSIM E provável Que OS oviraptorssauros fossem onívoros.
O Último e Mais Estranho Grupo de dinos onívoros era o dos terizinossauros.ATE HOJE pouco si SABE sobre hábitos SEUs. Sabe-se Que sos animais evoluíram de ancestrais Predadores, mas AO Longo do Tempo mudaram SUA Dieta. Suá dentição indica Que A Parte Maior do Tempo comiam Folhas de e Frutos Árvores DAS. Mas muitos Especialistas apontam Que OS terizinossauros complementavam SUA Alimentação com Pequenos Mamiferos e Lagartos. Algumas analyses comparativas demonstraram Que tão enormes Garras dos terizinos assemelhavam-se Muito com como aardwarks DOS tamanduás e, animais Especializados los Alimentar-se de cupins e formigas.  

A Partir dessa analisar alguns Especialistas concluíram Qué ósmio terizinossauros complementassem SUA Dieta COM formigas cupins e. SUAS Garras poderosas ERAM usadas par escavar e desmembrar cupinzeiros e formigueiros. Talvez tivessem OS terizinos languages ​​protráteis alongadas, Que seriam Úteis parágrafo apanhar OS Insetos Dentro do Ninho. E provável Que OS terizinos se alimentasse de Vários quilos de Insetos parágrafo poderem se satisfazer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar,mas lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos felizmente não podemos publicar.