sábado, 13 de abril de 2013

Krokodil, a droga que faz os viciados apodrecerem vivos


Uma droga barata e viciante de fácil obtenção que apodrece a carne deixando os ossos do usuário expostos, transforma as pessoas em um verdadeiro zumbi. A droga russa conhecida como Krokodil é real e apavorante.

O que é Krokodil?
Krokodil é um substituto para uma droga cara, a heroína. O princípio ativo do Krokodil, é a “desomorphine” que é vendida em alguns países da Europa (especialmente a Suiça) como substituto da morfina e é conhecida pela farmacologia desde 1932. A desomorphine é de 8 a 10 vezes mais potente do que a morfina. Trata-se de um opiáceo sintético que possui estrutura quase idêntica à da heroína.
A Codeína, um narcótico disseminado pelo mundo inteiro e de fácil acesso pode ser transformado em desomorphine com algumas reações químicas relativamente baratas. Ela então é dissolvida e injetada pelo utilizador. Considerando que a heroína custa 150 dólares cada dose e o Krokodil pode ser obtido por menos de 10 dólares fica fácil entender a razão de sua existência.

Qual a razão do Krokodil apodrecer a carne de quem usa?
O problema não é necessariamente o vício na desomorphine, a substância em si não é tão nociva, tanto que é comercializada em alguns países. O fato é que a reação que transforma codeína em desomorphine pode ser feita numa cozinha, a maioria das apreensões da droga mostrou produtos com excesso de impurezas.

Aos fabricantes de Krokodil muitas vezes faltam materiais, e, portanto, usam gasolina como solvente, utilizam também fósforo vermelho, iodo, e ácido clorídrico como reagentes para sintetizar a desomorphine a partir de comprimidos de codeína. Não há um controle de qualidade e o produto sai diretamente do “fogão para a veia”, causando estragos irreparáveis no corpo dos drogados.

Desomorfina (dihydrodesoxymorphine, Permonid) é um opióide inventado em 1932 nos Estados Unidos, é um derivado da morfina, em que o grupo 6-hidroxilo foi removido e a ligação dupla 7,8 foi reduzida. Tem efeitos sedativo e analgésicos efeitos, e é de cerca de 8-10 vezes mais potentes do que a morfina. Foi utilizado na Suíça sob o nome de marca Permonid, e foi descrito como tendo um início rápido e uma duração curta de ação, com relativamente pouco náuseas ou depressão respiratória em comparação com doses equivalentes de morfina. A síntese tradicional de desomorfina começa a partir de α-chlorocodide , que é ele próprio obtido por reação do cloreto de tionilo com codeína. Por redução catalítica , α-chlorocodide dá dihydrodesoxycodeine, o que resulta em desomorfina desmetilação .

A desomorfina tem atraído a atenção, em 2010 na Rússia , devido a um aumento na produção clandestina, presumivelmente devido à sua síntese relativamente simples a partir de codeína. A droga é facilmente feita a partir de codeína, iodo e fósforo vermelho, em um processo semelhante para a fabricação de metanfetamina de pseudoefedrina; como metanfetamina, desomorfina feito desta forma é muitas vezes altamente impuro e contaminado com vários subprodutos tóxicos e corrosivos. O nome de rua na Rússia para desomorfina feito em casa é "krokodil" (крокодил crocodilo), alegadamente devido à aparência como de pele de seus usuários e da derivação do chlorocodide. Devido a dificuldades na aquisição de heroína, combinados com acesso fácil e barato aos produtos de venda Livre em farmácia que contêm codeína na Rússia, o uso de "krokodil" tem vindo a aumentar. A alta associada com krokodil é semelhante ao da heroína, mas dura um período muito mais curto. Embora os efeitos do consumo de heroína posssa durar de quatro a oito horas, os efeitos da krokodil geralmente não estende após uma hora e meia, com os sintomas de abstinência de fixação em pouco tempo depois. Krokodil leva cerca de 30 minutos a uma hora para preparar com ingredientes em uma cozinha. Uma vez que a mistura caseira é rotineiramente injetado imediatamente com pouca ou nenhuma purificação, "krokodil" tornou-se notório por produzir grave danos nos tecidos, flebite e gangrena, amputação de um membro. A quantidade de danos nos tecidos é tão alta que as expectativas de vida dos viciados são tão baixas quanto dois a três anos, especialmente porque são frequentemente altamente suscetível a infecções e gangrena devido à generalizada infecção por HIV entre usuários de drogas injetáveis ​​na Rússia.

Abuso de desomorfina caseira foi relatada pela primeira vez no meio e na Sibéria oriental, em 2002, mas desde então se espalhou por toda a Rússia e as antigas repúblicas soviéticas vizinhas. Em outubro de 2011, as indicações de uso "krokodil" foram encontradas na Alemanha, com alguns meios de comunicação, alegando vários usuários mortos. Uma morte na Polônia, em dezembro de 2011 foi também acreditado para ser causado pelo uso "krokodil", e seu uso tem foi confirmado entre os russos comunidades de expatriados em vários outros países europeus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para comentar,mas lembramos que não podemos aceitar ofensas gratuitas, palavrões e expressões que possam configurar crime, ou seja, comentários que ataquem a honra, a moral ou imputem crimes sem comprovação a quem quer que seja. Comentários racistas, homofóbicos e caluniosos felizmente não podemos publicar.